Kisa Gotami – A Descoberta da Mortalidade

2021-12-10

Kisa Gotami – A Descoberta da Mortalidade

Webinar com Maria Gorjão Henriques

No Webinar do passado dia 8 de setembro Maria Gorjão Henriques contou a história de Kisa Gotami, uma das mais famosas do Budismo.

Kisa era a mulher de um homem rico e poderoso de Savatthi. Certo dia, após perder o seu filho único, a mulher, que andava desesperada, procurou por alguém que a ajudasse a recuperar o seu filho. O seu sentimento de perda era tão grande, que muitos pensavam que ela havia enlouquecido.

Seguindo o conselho de um ancião da vila foi visitar Buddha para tentar ver se ele a conseguia ajudar. Foi, então, que Buddha lhe disse que poderia trazer de volta o seu filho se ela conseguisse encontrar sementes de mostarda numa casa onde nunca alguém tivesse morrido, pelo que a mulher começou de imediato a sua busca.

Kisa foi, desesperadamente, de casa em casa, mas para a sua deceção, ela não conseguiu encontrar uma casa em onde ninguém tivesse morrido.  Ao deparar-se com tal facto, começou a ganhar mais compaixão com ela própria e com as pessoas que a rodeavam, conseguindo perceber a lição que Buddha lhe tentava ensinar: não existe ninguém que escape à sua mortalidade.

Segundo a Maria Gorjão Henriques, o que o Buddha fez foi chamar Kisa à realidade, pois a sua mente, até então, não queria processar o sucedido, acontecendo o mesmo com muitas pessoas, que tentam “escapar” da realidade aquando da perda de alguém que é muito próximo e querido.

 

 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Kisa_Gotami

Fonte: https://youtu.be/bxw1w_QuggU

Voltar